Matéria / Cidades

Divulgada a programação do 52º aniversário de Santo Antônio de Lisboa

Capital do Caju realizará Show em praça pública no próximo dia 9.

30/03/2016 | Edivan Araujo
/

No próximo sábado 09 de Abril, o município de Santo Antônio de Lisboa realizará as comemorações do 52º aniversário de emancipação política e administrativa. De acordo com o prefeito Assis Cipriano está previsto na programação das comemorações alusivas ao aniversário, acontecer na sede da prefeitura municipal a execução dos hinos nacional e do município na voz e violão da cantora lisboense, Rayssa Alaíde; hasteamento das bandeiras do Brasil, Piauí e do Município. Em seguida será cantado os parabéns e partilha de um bolo em homenagem ao município e servido para as autoridades, alunos da rede pública e a população presente.

Segundo o prefeito também fará parte da programação a inauguração às 18 horas, das instalações da Secretaria Municipal de Agricultura que está sendo montada para dar suporte ao agricultor com atendimento de técnicos da Emater, Engenheiro Agrônomo e Veterinários.

Ainda fazendo parte da programação alusiva aos 52º do município acontecerá às 21 horas um grande Show em praça pública com a Banda Forró da Monarquia e Valdinar até o dia amanhecer.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Aurino Guimarães, a secretaria vai funcionar, como uma casa de apoio aos produtores do município. “Eu me sinto orgulhoso de poder esta participando desse momento histórico da nossa cidade, informo que a sede vai funcionar em um local onde o produtor vai chegar, vai dizer seus problemas e nós vamos tentar encaminhar para devidas instância competentes” – informou Aurino.

“Nós já conseguirmos a disponibilidade de um técnico do EMATER, para todos os Domingos esta em Santo Antônio de Lisboa, Dia de feira a secretaria vai esta aberta funcionando normalmente, para que os produtores queiram fazer algum projeto, junto ao Banco e lá vai ter um técnico disponível para a elaboração de seus projetos. Nós sabemos como esta a tecnologia através da EMBRAPA, mais nós vamos orientar aos produtores como por exemplo que esta plantando alho e esta querendo melhorar a qualidade de seu alho, plantando arroz, feijão, caju e que estiver com problema informando a eles os recursos tecnológico disponíveis” – concluiu Aurino.

Em 1963 Santo Antônio de Lisboa, foi elevada a categoria de município e distrito pela Lei Estadual nº 2560 de 19 de dezembro do mesmo ano, desmembrando-se de Picos e em 09 de abril de 1964 foi instalado. Em divisão territorial datada de 31 de dezembro de 1968.

O município é conhecido como a Capital do Caju, desde meados da década de 1970 a cidade passou a experimentar discretos incrementos em sua economia, em razão do cultivo do caju. Em meados da década de 1980 a atividade do caju se desenvolveu consideravelmente e, tem gerado emprego e renda ao atrair indústrias de beneficiamento da castanha do caju e de produção de seus sucos e refrigerantes a partir do pedúnculo da fruta.

Facebook