Matéria / Geral

Cargos para mães e esposas fazem vereadores apoiarem prefeito no PI

Quanto custa o apoio de um vereador em uma câmara municipal no Piauí?

27/04/2016 | Edivan Araujo
/

Quanto custa o apoio de um vereador em uma câmara municipal no Piauí? Para o prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas (PSDB), dois ou três cargos para os familiares destes parlamentares foram suficientes para ele ter em suas mãos mais da metade do legislativo.

A divisão entre os que apoiam ou não o prefeito ficou clara quando houve a votação para implantação do Portal da Transparência no município no ano passado. Contrariando o disposto na Lei Federal 12.525, a Lei da Transparência, os vereadores que apoiam o prefeito Marcos Elvas votaram contra.

Uma busca no Portal da Transparência da APPM, que tem os dados da Prefeitura Municipal de Bom Jesus Piauí, se encontram os nomes dos parentes de vereadores. Incrível como numa cidade que tem mais de 22 mil pessoas,justo as mães, irmãos e irmãs, esposas e até sogro e sogra desses parlamentares foram encontrados em diversos cargos, em especial os de confiança, como secretarias, diretorias e gerências.

A situação afeta diretamente os projetos de interesse da população, já que a câmara só consegue aprovar projetos que beneficiam o prefeito e seu grupo.

A prática é muito comum em municípios do Piauí, aliás, em todas as esferas do poder público, que apesar de não ter nenhum impedimento, é uma falta de moral extrema, principalmente quando se leva em consideração as condições desumanas em que vive a população destes municípios. Enquanto as prefeituras são verdadeiros cabides de empregos, esses cargos muitas vezes não são exercido como deveriam, deixando a população desamparada.

Confira abaixo a divisão de cargos entre vereadores de Bom Jesus:

1 RAIMUNDO TERTULIANO ROSAL LUSTOSA.png

FRANCISCO DE ASSIS BARBOSA PINHEIRO.png

JANUÁRIO MENDES MEDRADO.png

NESTOR RENATO PINHEIRO ELVAS.pngRAIMUNDO FERREIRA DE SÁ NETO.png

RAIMUNDO HERCULES ROSAL NEGREIROS.png

Fonte: 180 Graus

Facebook