Matéria / Geral

Lixo dentro de casa ainda é o maior responsável por criadouros do Aedes

O mosquito é capaz de se reproduzir em lugares minúsculos onde os olhos humanos não conseguem enxergar.

01/05/2016 | Edivan Araujo
/

Lugares com sujeiras e amontoados de lixo é um local perfeito para o mosquito Aedes aegypti colocar seus ovos e se proliferar principalmente nas zonas urbanas das cidades, onde os dejetos e resíduos ficam expostos no meio das ruas, transformando-se em locais adequados como esconderijos do inseto transmissor da Dengue e outras doenças.

O combate ao mosquito depende principalmente de pequenas ações de limpeza que a comunidade pratica no dia a dia, e com isso, resultam em situações favoráveis ao combate ao transmissor da doença, ressalta os órgãos da saúde.

O mosquito vive dentro ou ao redor de casa ou de outras construções frequentadas por humanos. Ou seja, ele está sempre perto do homem. Tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer.

É necessário ficar atento às bandejas externas do ar-condicionado; esvaziar garrafas, latas e baldes e guardá-los com o gargalo para baixo em local coberto; lavar semanalmente, com bucha, sabão e água corrente, os vasilhames de alimentação de animais; lavar semanalmente com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água; encher os pratinhos das plantas com areia até a borda e não deixar água acumulada sobre a laje, informa o Ministério da Saúde.

Facebook