Terminou o suspense da escolha do nome que vai representar o grupo à frente da prefeitura de Teresina na eleição de outubro deste ano. Após uma série de sondagens sobre perfis de candidatos e avaliação de nomes, Firmino decidiu: ,o candidato a prefeito pelo PSDB é o secretário de Educação, Kleber Montezuma. A decisão já foi comunicada às principais lideranças aliadas, desde o senador Ciro Nogueira (PP) até o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Charles Silveira, que era apontado como a alternativa a Kleber. O presidente estadual do PSDB, Luciano Nunes, também foi comunicado da escolha.
Pesou a favor de Kleber o vínculo com a secretaria de Educação, setor da gestão municipal com melhor avaliação popular. Também pesou a trajetória ascendente, de alguém que vem de uma família humilde e cresceu pelos próprios méritos. Outro fator levado em conta é a desenvoltura de Kleber Montezuma junto aos movimentos sociais, o que estabelece um contrapeso com nomes da oposição. Firmino prometeu anunciar a escolha no dia 17, mas essa data pode ser antecipada.
Em entrevista a este Blog, na semana passada, Kleber Montezuma não falava como candidato. Ao contrária, apontava a força de outros nomes, em especial o favoritismo de Sílvio Mendes. Mas já empunhava o discurso de candidato, dentro do posicionamento que é defendido por Firmino Filho: a comparação de gestão. Segundo Kleber, o mote deve ser, sim, a comparação. E acha que a gestão municipal é muito superior à estadual, por exemplo, especialmente na educação.
Quanto à penetração do próprio nome junto à população, acredita que a qualidade da educação municipal é seu grande trunfo. “São mais de 300 escolas e 90 mil alunos. Isso quer dizer 90 mil famílias, com repercussão sobre 400 mil pessoas que sabem como funcionam nossas escolas”, afirmou o secretário de Educação. Apesar de reconhecer que o discurso da boa educação não é personalizado, acredita que essa associação se dará na campanha.
Fonte: Cidade Verde