A coligação "O povo faz acontecer" formada pelos partidos Progressistas, PDT, PSL, Podemos, Democratas e PSDB terá o maior tempo na propaganda eleitoral gratuita na televisão e no rádio. Ao todo serão 03:40 min. A coligação tem a frente o candidato a prefeito Kleber Montezuma, do PSDB. A divisão do tempo e a ordem dos programas foram definidos em sorteio no último sábado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).
Com 01:31, a coligação "Muito mais para Teresina" dos partidos PT, PCdoB e Solidariedade ficou com o 2º maior tempo. O candidato majoritário é Fábio Novo (PT).
Em terceiro vem a coligação "A Mudança com a força do povo, dos partidos Republicanos, PTB e PL. Ao todo será 01:26 de programa na TV e rádio. Quem representa a coligação é o candidato Fábio Abreu, do PL.
A coligação "Pra cuidar da nossa gente", que tem a frente o candidato Dr. Pessoa (MDB), ficou com 01:19 de tempo na propaganda eleitoral.
Dez partidos no Piauí ficarão sem aparecer na propaganda por não ter representatividade na Câmara dos Deputados, que serve de base de cálculo para a distribuição do tempo da propaganda eleitoral. São eles: PMN, PTC, DC, Rede, PCB, PCO, PMB, PRTB, PSTU e UP. A legislação obedece o inciso 1, parágrafo único do artigo 3 da emenda constitucional 97/2017.
Menores tempo
Os partidos com menores tempos foram PSC, Cidadania e PROS com apenas 14 segundos cada um. O PSOL ficou com 17 segundos. O Patriotas terá quase 16 segundos.
Quem vai abrir a propaganda na TV é Dr. Pessoa no dia 09 de outubro. Os programas vão ter apenas dez minutos e irão ao ar das 7h00 às 7h10 e das 12h00 às 12h10 na rádio e das 13h00 às 13h10 e 20h30 às 20h40 na TV. A propaganda no rádio e TV vai até 13 de novembro.
Caso tenha 2º turno, o horário eleitoral terá inicio no dia 20 de novembro e vai até o dia 27, também com dez minutos diários.
Em Teresina, disputam o Palácio da Cidade 13 candidatos: Dr. Pessoa (MDB); Fábio Abreu (PL); Fábio Novo(PT); Fábio Sérvio (PROS); Gervásio Santos (PSTU); Gessy Fonseca (PSC); Kleber Montezuma(PSDB); Lourdes Melo (PCO); Major Diego (Patriota); Mario Rogério (Cidadania); Pedro Laurentino (Unidade Popular); Simone Pereira (PSD) e Lucineide Barros (PSOL).
Veja os tempos dos partidos que concorrem ao Palácio da Cidade:
Por Hérlon Moraes
Fonte: Cidadeverde