Matéria / Politica

Ciro Nogueira articula ida de Firmino Filho para cargo federal

Colocar Firmino Filho em um cargo federal seria uma forma de dar mais visibilidade a ele, sobretudo, após a derrota do PSDB nas eleições deste ano

11/12/2020 | Redação
Firmino Filho e Ciro Nogueira / Foto: Lucas Dias/GP1

POR GERMANA CHAVES DO GP1
 

Está em curso uma articulação para que o prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) possa assumir um cargo federal em Brasília. Toda a movimentação está sendo pavimentada pelo senador Ciro Nogueira (presidente nacional do Progressistas), que possui prestígio e trânsito livre junto ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Colocar Firmino Filho em um cargo federal seria uma forma de dar mais visibilidade a ele, sobretudo, depois da derrota do PSDB, que após 34 anos no comando da Prefeitura de Teresina, acabou sendo retirado do poder com a vitória de Dr. Pessoa (MDB).

Ciro já declarou que Firmino está em seus planos políticos para as eleições de 2022 e o cargo mais viável seria o Senado Federal. Para ter sucesso neste pleito, o presidente nacional do PP precisa de aliados fortalecidos, haja vista que, o principal nome para senador é o do governador Wellington Dias (PT-PI), que deve renunciar ao comando do Palácio de Karnak em 22 para se habilitar na disputa.

Ida para o Progressistas

Apesar de não haver confirmações, o caminho natural seria a ida de Firmino Filho para o Progressistas, porque assim, ele passaria a ser uma alternativa para todos os espaços que o partido pretende conquistar nas próximas eleições, inclusive, para o Governo do Piauí.

Apesar de Ciro ser o nome do PP para o Palácio de Karnak, o senador sempre deixou claro que todos os atores de 22 serão definidos com base em pesquisas e aqueles que estiverem melhor posicionados serão priorizados no processo.

Facebook