Faleceu na noite deste domingo (23/05) por complicações da Covid-19, o ex-deputado estadual Luiz Gonzaga Paes Landim. Ele iria completar 80 anos no dia 31 de maio e estava internado em um hospital particular de Teresina.
De uma tradicional família política do Piauí, ele foi advogado e professor, além de ter atuado como jornalista.
Iniciou sua militância política em Santos (SP), ao lado de Mário Covas. Foi eleito deputado estadual em 1978 reelegendo-se pelo PDS em 1982 e pelo PFL em 1986. No curso de seu derradeiro mandato filiou-se ao PL, mas decidiu não disputar a reeleição.
Secretário de Meio Ambiente no primeiro governo Mão Santa, retornou ao PSB e candidatou-se, sem sucesso, a deputado estadual em 2006 e a deputado federal em 2010. Retornou à vida pública como Secretário de Mineração do governo Wilson Martins em 2012 e permaneceu no cargo até que a presidente Dilma Rousseff o nomeou para o comando da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).]
Dentre seus irmãos estão o ex-deputado federal suplente Paes Landim, do ex-deputado estadual Paulo Henrique Paes Landim, ex-deputada estadual Amparo Paes Landim e Murilo Antônio Paes Landim, secretário de Administração no segundo governo Alberto Silva e eleito prefeito de São João do Piauí (PPS) em 1996 e 2000. Também é irmão do do desembargador Francisco Antonio Paes Landim Filho.
Ele deixa quatro filhos: Indira, Ludmilla, Luiz Filho e Rafael.
Fonte: 180graus