O cuidado com a saúde deve ser constante em todas as fases da vida para evitar o aparecimento de problemas, como a diabetes, que é uma doença crônica provocada pela falta de insulina ou incapacidade do organismo em utilizá-la. Dados apontam que cerca de 250 milhões de pessoas são afetadas pela doença no mundo e, no Brasil, mais de 13 milhões convivem com a diabetes. Frente a essa realidade e com o intuito de conscientizar a população na mesma medida em que se reforça a prevenção à doença, o Dia Mundial do Combate a Diabetes é celebrado anualmente no dia 14 de novembro.
Aspecto que merece bastante atenção é a necessidade de facilitar o dia a dia das pessoas que possuem diabetes quanto à compra de produtos alimentícios em mercados, supermercados e demais espaços semelhantes. Diante dessa demanda, em 2016, o ex-deputado federal e atual Superintendente de Representação do Piauí em Brasília, Mainha, articulou o Projeto de Decreto Legislativo (PDC 405/2016) que obriga a acomodação de alimentos em local único, específico e de destaque nos estabelecimentos. “O combate à diabetes começa pela disposição de alimentos nas lojas”, afirma Mainha.
O principal intuito desse PDC é auxiliar as pessoas que possuem a doença quando vão a esses espaços realizarem compras e, com isso, também contribuir efetivamente para a diminuição de casos de diabetes a partir da conscientização. Mainha reforça a importância desse projeto ao pontuar “que é fundamental pensar e articular ações que dialoguem com a construção de uma sociedade mais consciente, na medida em que a mesma se apropria de informações indispensáveis para manter a boa saúde. Além disso, visou-se garantir condições dignas e que facilitem a vida das pessoas que já possuem a doença”, endossa o superintendente.
Importante reforçar que todos devem ir periodicamente ao médico para a realização de exames, além de ser preciso ficar alerta para sintomas, como fraqueza, sonolência e dificuldade para cicatrizar machucados. Manter uma rotina equilibrada com hábitos alimentares saudáveis é peça-chave quando se busca reduzir o caso de diabetes no Brasil.
Fonte: Ascom