Passada a eleição presidencial, é tempo de especular sobre quem serão os ministros do futuro Governo Luís Inácio Lula da Silva (PT) – presidente eleito no último dia 30 de outubro. Dentre os inúmeros nomes cotados para um ministério, figura o ex-governador do Piauí e senador eleito Wellington Dantas (PT), que foi um dos coordenadores da campanha do presidente eleito.
O nome de Dias não é novidade, contudo, o Jornal Folha de São Paulo, em matéria publicada na sua página na internet apontou que ele é uma das possibilidades para o Ministério da Fazenda.
Lula já anunciou que pretende desmembrar o atual Ministério da Economia, fazendo ressurgir o Ministério da Fazenda e o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Ambos são responsáveis por gerir a política econômica do país no próximo governo.
Infográfico da Folha de São Paulo
Contudo, o Ministério da Fazenda possui uma importância maior junto ao governo. É o ministro mais procurado e para o qual todos os olhares convergem. É ele quem de fato gere a economia nacional, e terá uma importância ainda maior no cenário de resseção pelo qual o Brasil passa, com inflação e queda do poder de compra dos brasileiros.
A Folha de São Paulo também aponta que Wellington Dias pode ocupar o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão – extremamente técnico.