Matéria / Geral

Manutenção correta de condicionadores de ar aparelhos previne problemas de saúde

Caso esses aparelhos não estejam bem limpos e com a manutenção em dia, pode se tornar um propulsor de doenças respiratória

06/04/2023 | Redação
Manutenção correta de condicionadores de ar aparelhos preveni problemas de saúde / Foto: Ascom

Com as mudanças bruscas na temperatura é ainda mais comum a ocorrência de problemas de saúde relacionados ao sistema respiratório. Isso se deve também devido ao aumento do uso de condicionadores de ar, necessário em lugares de altas temperaturas. Caso esses aparelhos não estejam bem limpos e com a manutenção em dia, pode se tornar um propulsor de doenças respiratórias. Entre os problemas de saúde que podem ter complicações por conta da não higienização do ar condicionado estão a rinite, asma, sinusite e amigdalite, além do ressecamento do muco pulmonar.

Com o constante uso do aparelho, é recomendado uma limpeza periódica para evitar a propagação de fungos e bactérias que ficam alojadas no interior do equipamento, como alerta o gerente de loja de refrigeração Roger Aleckson. “A limpeza dos filtros de ar condicionado, seja de casa ou do carro, pode ser feita pelo próprio proprietário ou por um técnico refrigerista. Obviamente, alguém especializado é sempre o mais indicado. É ideal também que a limpeza seja feita regularmente, até mesmo para prolongar a vida útil do equipamento", destaca.

Ainda sobre a limpeza e a manutenção dos aparelhos, o gerente Roger ressalta que o indicado é fazer a higienização a cada seis meses, bem como focar na manutenção completa no período de um ano. “É necessário compreender que não se trata apenas de ir até a loja de refrigeração e comprar um condicionador de ar. É preciso ficar atento à limpeza e à manutenção para o bom funcionamento do aparelho, sobretudo para a saúde de quem usufrui dos seus benefícios, seja em casa, no trabalho ou no carro”, frisa.

*Cuidados com saúde em ambientes climatizados já é regulamentada*

Em 2018 foi sancionada a Lei Nº 13.589 que diz que todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes de ar interior climatizado artificialmente devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) dos respectivos sistemas de climatização, visando a eliminação de riscos potenciais à saúde dos ocupantes.

Fonte: Ascom 

Facebook