Matéria / Politica

Conselheiro Abelardo Vilanova é eleito o novo presidente do TCE-PI

Tendo recebido sete votos no total, o nome do conselheiro foi escolhido por unanimidade no plenário da Corte de Contas. Kléber Eulálio é o novo corregedor.

29/10/2018 | Edivan Araujo
Conselheiro Abelardo Vilanova do TCE-PI / (Foto: Poliana Oliveira/O Dia)

O conselheiro Abelardo Vilanova foi eleito o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) em votação realizada na manhã desta segunda-feira (29) no plenário da Corte de Contas em Teresina. Ele recebeu sete votos, no total, tendo sido escolhido por unanimidade. Esta não é a primeira vez que Abelardo Vilanova ocupa a presidência do TCE. O conselheiro já presidiu a Corte há 10 anos.

 

Antes do início da votação, os conselheiros do TCE se reuniram para discutir o nome de Abelardo Vilanova como consenso. Como a eleição não teve chapa fechada, todos os cargos seguiram para votação individualmente. Além do presidente, foram eleitos também o vice-presidente, corregedor-geral, ouvidor, controlador e interno e os presidentes da 1ª e 2ª Câmara que vão compor a Corte de Contas pelos próximos dois anos.

Para ocupar a vice-presidência do Tribunal o nome escolhido foi o da conselheira Lílian Martins. O novo corregedor será Kleber Eulálio, que, assim como Abelardo Vilanova, foi eleito por unanimidade com sete votos. Para ouvidor do TCE o escolhido foi o atual presidente da Corte, o conselheiro Olavo Rebelo, também com sete votos.

A conselheira Waltania Alvarenga assumirá como a nova controladora interna do TCE, Luciano Nunes, que é o decano da Corte, foi eleito presidente da 1ª Câmara e o conselheiro Kennedy Barros foi eleito presidente da 2ª Câmara.

Ao todo, sete conselheiros titulares votaram no pleito, que define ainda os novos conselheiros substitutos, auxiliares da Presidência, da Corregedoria, da Controladoria e da Ouvidoria Geral do Tribunal. A nova mesa do Tribunal de Contas do Estado assume no ano que vem para a gestão do biênio 2019-2020. A posse acontecerá no dia 20 de dezembro e o exercício dos cargos pelos eleitos já se inicia em janeiro do ano que vem.


Eleição escolheu a nova diretora do Tribunal para o biênio 2019-2020 (Foto: Poliana Oliveira/O Dia)

Gestão vai focar no controle externo

Eleito presidente do Tribunal de Contas para o biênio 2019-2020, o conselheiro Abelardo Vilanova destacou que o foco de sua gestão será reforçar a atuação da Corte no controle externo, ou seja, aumentar a fiscalização do uso do dinheiro público pelos gestores. O objetivo, segundo ele, é legitimar ainda mais a missão constitucional do TCE e ampliar a presença do Tribunal no controle da máquina pública.

“Vamos dar maior ênfase na fiscalização in loco, para verificar como o gestor gasta o dinheiro público. O TCE tem o dever de ficar de olho na eficiência do gasto público. O gestor tem toda a liberdade de fazer a escolha da política pública e da aplicação dos recursos, mas uma vez feita a escolha, o Tribunal entra como fiscalizador e é essa página que o TCE tem que estar sempre atualizando”, pontuou Abelardo.

 

O corregedor eleito, Olavo Rebelo, endossou o discurso do conselheiro Abelardo e reafirmou a ideia de que a fiscalização deve ser mais atuante para coibir o que, porventura, não estiver sendo feito a contento. “O TCE deve continuar na mesma trilha, fazendo suas auditorias e reafirmando sua atuação”, declarou.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações de Ithyara Borges

Fonte: Portal O Dia

Facebook