Matéria / Politica

PSB pede quatro secretarias para apoiar administração do Padre Walmir em Picos

O partido estaria cobrando o comando de pelo menos quatro secretarias para compor com o futuro prefeito de Picos, Padre Walmir Lima (PT)

04/06/2015 | Edivan Araujo
/

POR JOSÉ MARIA BARROS

Dono da maior bancada na Câmara Municipal de Picos com cinco vereadores, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), pediu quatro secretarias para apoiar a administração do futuro prefeito, Padre José Walmir de Lima (PT). Já foram realizados dois encontros para discutir o acordo, que ainda não foi formalizado em razão de alguns detalhes.

O primeiro encontro ocorreu na manhã de maio na casa do vereador Iata Anderson Rodrigues de Alencar Coelho, presidente da comissão provisória do PSB. Além do anfitrião, estavam presentes o Padre Walmir e os vereadores Raimundo Nunes Ibiapino (Renato), Valdívia Santos, José Luís de Carvalho e José Rinaldo Cabral Pereira Neto, o Rinaldinho.

Também participaram da reunião a suplente de vereadora Francisca Celestina de Moura, a Dalva Mocó, que está no exercício do mandato e seu esposo, Edvaldo José de Moura, o Didi Mocó.

Imagem: José Maria Barros/GP1Iata Rodrigues é cotado para ser o secretário de Obras.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Iata Rodrigues é cotado para ser o secretário de Obras.

Durante o encontro, o PSB apresentou as exigências para apoiar a administração do Padre Walmir, que deverá assumir o governo de Picos no próximo dia 14. Isso em razão da renúncia do prefeito Kléber Eulálio, que vai ocupar uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado TCE) em 15 de junho.

Imagem: José Maria Barros/GP1José Luís indicará o secretário de Serviços Públicos juntamente com Valdívia Santos.(Imagem:José Maria Barros/GP1)José Luís indicará o secretário de Serviços Públicos juntamente com Valdívia Santos.

Segundo uma fonte próxima ao Padre Walmir, para apoiar a futura gestão de Picos o PSB teria exigido o comando de quatro secretarias. Finanças, cujo titular seria indicado pelo vereador Renato; Serviços Públicos, indicação de José Luís e Valdívia Santos e Obras, que seria comandada por Iata Rodrigues. Com isso o partido manteria a suplente Dalva Mocó na Câmara.

Imagem: José Maria Barros/GP1Valdívia Santos indicará secretário de Serviços Públicos juntamente com José Luís.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Valdívia Santos indicará secretário de Serviços Públicos juntamente com José Luís.

O partido teria reivindicado ainda o comando da Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social, cuja indicação ficaria a cargo do vereador Rinaldinho.

Imagem: José Maria Barros/GP1Rinaldinho pode indicar secretária de Trabalho e Ação Social.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Rinaldinho pode indicar secretária de Trabalho e Ação Social.

Durante encontro com os líderes do PTB, deputado Nerinho e ex-prefeito José Néri de Sousa, no último domingo, o Padre Walmir confirmou a conversa que teve com o PSB e as exigências feitas pelo partido para apoiar o seu governo.

Na noite de ontem, 3, o Padre Walmir Lima voltou a se reunir com os líderes do PSB, novamente na casa do vereador Iata Rodrigues. Estavam presentes as mesmas pessoas que participaram da primeira reunião.

Uma fonte disse que ontem as negociações avançaram, mas um acordo formal ainda não foi fechado, principalmente por causa da secretaria do Trabalho e Ação Social, que ficaria na cota do vereador Rinaldinho. Uma nova reunião deverá acontecer, provavelmente na próxima segunda ou na terça-feira.

Articulação

Prestes a assumir o comando do município, o vice-prefeito e secretário municipal da Educação, Padre Walmir, ainda não fechou acordo com nenhum partido para compor o seu governo. Tem conversado com todas as siglas, mas não existe nada definido em relação à composição do secretariado.

A cada dia que passa surgem novos nomes que poderão integrar o secretariado do Padre Walmir. O mais recente é o da bioquímica Verônica Danda Vasconcelos Santos, cotada para assumir a Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social. A indicação seria do deputado Pablo Santos (PMDB), caso ocorra à adesão dele e do seu grupo político à futura administração.

Imagens:José Maria Barros

Facebook