Matéria / Politica

Queda no FPE faz governo replanejar custos e investimentos

A queda no repasse do FPE vai paralisar algumas obras no Estado, por falta de recursos.

14/07/2015 | Edivan Araujo
/

O governador Wellington Dias informou que o fundo de participação do Estado (FPE) caiu em torno de 20% em relação ao mesmo período do ano passado. O mês de julho normalmente já é um período de baixa no repasse do fundo, porque o mês é de baixa arrecadação e de restituição do Imposto de Renda. A queda no repasse do FPE vai paralisar algumas obras no Estado, por falta de recursos.
Wellington Dias comentou que a queda no repasse vai prejudicar o andamento das obras, mas espera compensar a queda com a receita própria do Estado. No entanto, tem que replanejar alguns investimentos que seriam financiados pelo tesouro estadual.

O repasse do valor abaixo do esperado frustrou a expectativa do Governo que esperava um incremento no valor a ser repassado. Wellington Dias informou que a redução do montante ainda é referente aos reflexos da crise econômica e as medidas adotadas pelo Governo Federal para enfrentá-la. “Esses números nos remete a um grande desafio. Esse trimestre vai ser ainda mais difícil.

A previsão era que a partir de julho começasse a recuperação das finanças, mas tivemos uma queda maior”, lamentou o governador.

"Esse terceiro trimestre não começa bem. Talvez seja o mais desafiador do ano. A equipe econômica do Estado prevê que outubro, novembro ou dezembro, teremos respostas do que o Congresso está votando agora", informou Wellington Dias.

O governador afirmou que o Estado vive um ritmo de crescimento acima da média nacional. "Assim, essa receita própria evita um colapso maior no Estado", comentou.

Uma das alternativas para driblar essa queda de receita será o arrocho nos gastos e parcelamento de pagamentos das obras e serviços. Essa foi a condição encontrada pelo Governo para não paralisar as obras e manter o fluxo de caixa do Estado.

A transferência do FPE é realizada pelo Governo Federal sempre em três parcelas, que são efetuadas nos dias 10, 20 e 30 de cada mês. E essa queda é reflexo da menor arrecadação de impostos federais, principalmente o Imposto de Renda e o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), que servem de base de cálculo para as transferências do fundo.

Fonte:Portal Az

Facebook