Matéria / Politica

Cunha articula novamente para evitar sessão de vetos da presidenta Dilma

Segundo aliados, o peemedebista está insatisfeito com o presidente do Senado, Renan Calheiros

05/10/2015 | Edivan Araujo
/

Após os turbulentos impasses que inviabilizaram a votação dos vetos presidenciais a projetos da chamada pauta-bomba na última semana, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), mesmo negando publicamente qualquer movimento público contra a sessão do Congresso Nacional agendada para a próxima terça-feira (6), articula para esvaziá-la.

Segundo aliados de Cunha, o peemedebista está insatisfeito com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a quem cabe convocar as sessões conjuntas de deputados e senadores, desde que o colega se negou a colocar na pauta da sessão da última quarta (30) o veto ao financiamento privado de campanha eleitoral.

A presidente Dilma Rousseff vetou o trecho do texto da reforma política, aprovada anteriormente pelo Congresso Nacional, após o STF (Supremo Tribunal Federal) julgar inconstitucional a doação empresarial para campanhas eleitorais.

A avaliação de Renan, ao negar colocar o tema em pauta, é que não seria bom criar um ambiente de instabilidade e acirramento de ânimos entre os poderes. Pesou ainda o fato de estar em curso a Operação Lava Jato, com vários parlamentares mencionados em situações que envolvem financiamento empresarial de campanha, seugndo matéria da Folha de São Paulo.

Fonte: Com informações de Notícias ao minuto

Facebook