Matéria / Concursos

FGV diz que fraude no concurso do TJ-PI foi interceptada

Banca organizadora garante que ninguém se beneficiou; MPE do PI pediu a anulação

23/12/2015 | Edivan Araujo
/

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) enviou um fax símile para a presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) onde relata o ocorrido durante a realização do concurso público e as principais providências que tomou diante do fato.

O concurso do Tribunal de Justiça foi realizado na último domingo (20/12) e teve cinco pessoas presas com celulares suspeitas de tentar fraudar o concurso.

No documento, a FGV relata que foi comunicada sobre as prisões e a suposta fraude. A partir de então, passou a adotar todas as medidas cabíveis para se certificar da lisura do certame.

Uma das ações foi fazer um minucioso processo de inteligência para identificar se havia dentre os inscritos alguém suspeito de participar de fraude em outros concursos.

Outra medida, informa a FGV, foi a comunicação com as autoridades policiais do Piauí, sobretudo, as que trabalham com rastreamento e inteligência para detectar possíveis candidatos suspeitos.

Os procedimentos de controle e fiscalização foram itensificados, sendo adicionados procedimentos de controle por meio de agentes aparelhados. "Utilização de detectores de matais em todos os banheiros, bloqueadores de celulares nas unidades de aplicação, captura da assinatura de todos os candidatos na própria folha de ótica de resposta e coleta de digitais", diz trecho no documento.

Contratação de corpo de segurança adicional, ampliação em quatro vezes o número de profissionais, coordenadores para o local da prova também foram medidas adotadas pela FGV.

"Estamos certos de que os procedimentos adotados e o sucesso de nossa atuação para coibir as tentativas de fraudes, podemos afirmar que não há qualquer possibilidade de êxito de candidatos beneficiados com as tentativas de fraude no certame", finaliza o fax.

MPE-PI PEDIU ANULAÇÃO
O Ministério Público do Estado do Piauí (MPE-PI) entrou na Justiça com pedido de anulação do certame, considerando que os candidatos podem ter sido prejudicados, já que pode haver alguém beneficiado e que não foi preso.

VEJA A ÍNTEGRA DO FAX ENVIADO AO TJ-PIAF1.jpgAF2.jpgAF3.jpgFonte:180graus

Facebook