Matéria / Cidades

Para Ministério Público Federal quase 70% dos municípios do Piauí não possuem transparência

Veja em gráfico quais as 20 cidades mais transparentes do estado e sua respectiva nota

10/01/2016 | Edivan Araujo
/

Um levantamento inédito feito pelo Ministério Público Federal para mapear a existência e a eficiência dos portais da transparência em todo o País acabou por trazer à tona as mazelas existentes neste cada vez mais tão necessário zelo público.

No Piauí, no que tange a prefeituras, a situação é vexatória. Ao todo 67,11% dos municípios não possuem transparência alguma em sites apropriados e criados com tal objetivo. A nota de 0 a 10, nesses casos, é a mínima possível.

“O exame levou em conta aspectos legais e boas práticas de transparência e foi feito com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Seu objetivo é medir o grau de cumprimento da legislação, por parte de municípios e estados, numa escala que vai de zero a dez”, anuncia o MPF.

NENHUM MUNICÍPIO CHEGA A 8
Dos 224 municípios, somente o de Piracuruca ganha um certo destaque, com uma nota de 7,4.

É a mais alta de todos os portais da transparência do Piauí, superando até mesmo o portal do governo do estado, que chega a somente 7,2.

Nenhum dos portais de transparência chega a 8, portanto.

Para se ter uma ideia, o sofrível portal da transparência de Teresina, a capital, chega somente a 6,9, mas é o terceiro mais transparente do estado.

O levantamento do Ministério Público contemplou somente o poder Executivo.

INVESTIGAÇÃO
O MPF abriu dezenas de inquéritos civis para apurar a falta de transparência em prefeituras do estado do Piauí, em descumprimento à legislação federal vigente.

VEJA ABAIXO OS 20 MUNICÍPIOS QUE MAIS SE DESTACAM

transparenciamun.png

Fonte:Por Rômulo Rocha
Com informações do 180graus

Facebook