Matéria / Cidades

Alerp dá posse ao novo imortal José da Luz

A posse do novo acadêmico foi realizada na noite de ontem, 16, no plenário da Câmara Municipal de Picos

18/08/2016 | Edivan Araujo
/

Por José Maria Barros 

Eleito no dia 25 de junho deste ano o médico e escritor José Alves da Luz, foi empossado na cadeira 31 da Academia de Letras da Região de Picos (Alerp). O ato solene aconteceu ontem à noite, 16, no plenário da Câmara de Vereadores e reuniu familiares e amigos do novo imortal.
 
José da Luz assumiu a cadeira de número 31, que tem como patronesse a professora, poetisa e crítica literária Maria de Jesus Souza Martins (Duduz). Ela era ocupante da cadeira número 10 da entidade e faleceu em 18 de novembro de 2012.
 
Na disputa pela vaga de imortal da Alerp José da Luz enfrentou outros dois concorrentes e foi eleito com 17 votos. Em segundo lugar ficou o professor Francisco de Assis de Sousa com sete votos e em terceiro o escritor e professor aposentado Elísio Serafim de Sousa, que obteve três votos.
 
No total, 27 membros da Alerp participaram da eleição. Alguns deram o seu voto presencial e outros através de meios eletrônicos, como e-mail.
 
Solenidade
 
Com o plenário da Câmara Municipal de Picos lotado, o escritor José da Luz assumiu a cadeira 31 da Alerp. Ele prestou o juramento diante de vários membros da entidade e foi aplaudido pelo público.
 
Em nome da Alerp, o acadêmico Teotôno Luz fez a saudação ao novo imortal. Emocionado, José da Luz garantiu em discurso que vai honrar o nome da Academia, entidade pelas qual tem o maior carinho, respeito e admiração pelo trabalho que a mesma desenvolve em defesa da cultura de Picos e região.
 
BIOGRAFIA
 
Nascido em 01 de julho de 1934, no Baixio das Abóboras, na fazenda Sussuapara, filho de Pedro Alves de Sousa e Maria Joaquina da Luz. Analfabeto até os 18 anos, primário nunca foi feito. Trabalhador rural dos 5 aos 16 anos. Tuberculoso aos 17 anos, foi internado no Sanatório de Tuberculose de Teresina, um anexo do Hospital Getúlio Vargas, de 1953 a 1955, onde aprendeu a ler e escrever graças ao esforço e a dedicação da Irma Teresa, que forneceu todo o material necessário (lápis, papel, caneta tinteiro) alem de uma supervisão rigorosa, no mais, perguntando a médicos, enfermeiros, freiras e aos colegas de internato que sabiam ler. Voltou a Picos em fevereiro de 1955 com alta provisória de 3 meses, devido a uma crise financeira do hospital, retornando em junho quando fez novos exames e teve alta definitiva, de volta para casa comunicou ao seu pai que não iria voltar para roca e queria seguir os estudos na cidade, ele falou que gostaria muito de ter um filho estudando porque ele era analfabeto e no mesmo dia me deu a permissão e pediu a Deus o ajudasse, fui para a cidade e entrei no curso de admissão ao Ginásio do prof. Antônio. Em dezembro fez uma prova de admissão ao ginásio passou de primeira vez e em primeiro lugar, ao fazer a matricula encontrou uma dificuldade porque não tinha o certificado de conclusão do primário, felizmente o curso do prof. Antônio era reconhecido pelo MEC e forneceu a documentação necessária do primário, Fez o Ginásio em Picos de 1956 a 1959, trabalhando como mangaiô (camelô). Em 01/01/1960 embarcou num pau-de-arara e chegou nove dias depois ao Rio de Janeiro sem conhecer pessoas, nem endereços, nomes de ruas... Após 2 meses no Rio arrumou emprego numa companhia de aviação e posteriormente em um banco. Fez o Científico e a Faculdade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro trabalhando e estudando, formando-se em 1969.
 
Graduação
 
Escola Médica de Pós-Graduação da PUC pelo Professor Nicola Caminha (1970/1971). Instituto de Radiologia e Medicina Nuclear Manoel de Abreu pelo Professor Abércio Arantes Pereira (1970/1971).
 
Como Acadêmico atuou como plantonista na Maternidade Fernando Magalhães do 3º ao 6º ano de Medicina, na Ordem Terceira de São Francisco de Paula (hoje Quinta D´or) no 4º e 5º ano e interno residente no Hospital de Bonsucesso no internado de 6º ano.
 
Especialização
 

Residência em Radiologia no Hospital de Bonsucesso em Pool com Hospital Souza Aguiar e Hospital São Francisco de Assis (1970/1971). Título de Especialista em Radiologia – Colégio Brasileiro de Radiologia (1972). Posteriormente, Título de Ultrassonografia e Habilitação em Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e Densitometria Óssea.

Fonte:JP Online

Facebook