Matéria / Cidades

Câmara de Santana realiza sessão e vota pedido de afastamento de vereador

O período do afastamento é de 90 dias para tratamento médico, o suplente será convocado é tomará posse no mês de setembro.

26/08/2016 | Edivan Araujo
/

A Câmara Municipal de Santana do Piauí realizou na noite desta quinta-feira (25) a sua segunda sessão ordinária do segundo semestre legislativo, onde tinha como pauta o pedido de afastamento do vereador Francisco Pedro de Sousa (Chico Pedro) do PR, que por motivos de saúde irá ficar afastado por um período de 90 dias.

Na abertura dos trabalhos na câmara o presidente Chico Borges, informou que o vereador Chico Pedro estava colocando um requerimento pedindo seu afastamento do poder legislativo para tratamento de saúde, e que ele seria votado no final da sessão pelos vereadores presentes no plenário.

Também esteve presente na sessão e usou a tribuna a Secretária Municipal de Saúde do município Claudinete Rodrigues Leal, que foi fazer uns esclarecimentos da secretaria de saúde local sobre uma denuncia feita na sessão da câmara no início do mês, que de acordo com ela as informações apresentadas não foram verdadeiras, e que era preciso que a população tomasse conhecimento dos fatos ocorridos na forma como aconteceu, e não como foi colocado, disse ela.

Em seguida o vereador Adalto Leal (PSB), pediu que aqueles que estão disputando o pleito eleitoral desse ano, tivessem mais cuidado com as afirmações e que olhassem para os demais como concorrentes de disputa e não como inimigos. O vereador ainda criticou a ausência do vereador Massuel Rodrigues de Almeida (PT), que não compareceu a sessão, inclusive citou um artigo da Lei Orgânica da câmara que pode chegar até a cassar um parlamentar caso ele falte sessões seguidamente sem justificativa plausiva.

Vereador Adalto

Em seguida o vereador Antônio Joaquim Leal (PMDB), falou sobre o falecimento de uma pessoa próxima ao prefeito Ricardo José Gonçalves (PMDB). O edil falou também sobre o caso que envolveu a secretaria municipal de saúde, mais disse que como houve apenas um mal entendido e que como já foi esclarecido considera superado isso.

Vereador Antônio Joaquim Leal

O parlamentar falou também sobre as queimadas que estão correndo na zona rural do município de Santana, e que isso pode causar grande preocupação devido o período seco, o que é propício ao fogo. Antônio Joaquim falou ainda que as pessoas precisam ser medidas pelas suas qualidades e não pelas pequenas ocorrências de um deslize que possa ocorrer na vida de cada um.

A vereadora Francinauva Leal (PSB), frisou também o acontecido da secretaria municipal de Saúde de Santana e disse que foi importante a presença da secretária Claudinete no plenário da câmara para prestar os devidos esclarecimentos legais sobre o tema tratado na sessão passada.

Francinauva disse que é candidata a reeleição mais que pretende fazer uma campanha limpa sem ataques, e que vai respeitar o desejo da população, pois entende que como vive em uma democracia é importante que exista o respeito mutuo em todos. Sobre o papel do vereador ela disse que esse precisa ser feito custe o que custar, pois seu único patrão é a população, e por isso não pode deixar de trabalhar em prol da sociedade santanense.

Vereadora Francinauva Leal

A vereador falou ainda sobre o afastamento do vereador Francisco Pedro e disse compreender suas razões que o levaram a fazer isso, mais que ele continua sendo um ótimo parlamentar.

O vereador Francisco José de Carvalho (Francisquinho) do PP, disse que conhece o trabalho da secretária de saúde de Santana e que a mesma é uma pessoa muito comprometida e dedicada, e que acima de tudo goza do seu respeito pessoal. Sobre a campanha eleitoral o mesmo informou que tem percorrido todo o município e tem conversado com o povo, mais que também sabe respeitar o desejo daqueles que já tem suas preferências para votar.

Francisquinho disse ainda, que o papel do vereador é de fiscalizar o poder executivo, pois a melhor resposta para a população é mostrar de fato a verdade e isso doa a quem doer, o importante é que quem ganhe com isso seja a população, disse ele.

Vereador Francisquinho

Em seguida o vereador Chico Borges colocou em votação o requerimento do vereador Francisco Pedro pedindo o seu afastamento por um período de 90 dias a contar do dia (24) de agosto, e que foi aprovado por todos. Após a votação o presidente Chico Borges comunicou que irá convocar o suplente da coligação Josmar Pedro de Aquino (Bau), que já teve passagem pela câmara nessa legislatura em substituição ao vereado Massuel.

Bau irá tomar posse no próximo dia (09) de setembro data em que ocorrerá a próxima sessão na câmara.

Facebook