Matéria / Cidades

Saúde de Picos conquista mais uma vez o 2º lugar no Previne Brasil, aumenta o índice e chega à nota 8.65

Picos alcançou a média de 8.65, sendo a maior registrada até o momento pelo município

01/02/2024 | Redação
Sede da Secretaria Municipal de Saúde / Foto: Isael Pereira

Por: Raí Silva Júnior

A nota do Município de Picos no Programa Previne Brasil segue crescendo a cada nova avaliação divulgada pelo Ministério da Saúde. A avaliação subiu de 8,46 em agosto de 2023 para 8,65 em dezembro do mesmo ano.

Os indicadores apontam avanços significativos nos acompanhamentos de diabéticos, hipertensos e na coleta de material citopatológico no município.

De acordo com os dados do terceiro quadrimestre de 2023 do Previne Brasil, Picos está em 2º lugar em relação aos municípios mais populosos do Piauí.

O ranking se encontra da seguinte forma: Floriano (1º); Picos (2º); Piripiri (3º); Parnaíba (4º) e Teresina (5º).

O Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil falou sobre a felicidade em receber essa notícia.

“É com muita felicidade que damos essa notícia para a população de Picos, sobre a nota de Picos no Previne Brasil. Nós pegamos a nota de 4 .41 de 2021 e viemos melhorando a saúde ao longo do tempo, e hoje, nós alçamos a maior nota do município de Picos, chegando a 8.65. Estamos fazendo o dever de casa e tenho certeza que a qualidade da saúde do nosso município só melhora”, destacou.

Deputado Estadual e atual Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil (Foto: Maria Ivonete)

 

Maria Rosa, Coordenadora do Previne Brasil na Secretaria de Saúde de Picos, comemora os resultados.

“O Previne Brasil é um medidor da assistência básica. Se esses índices estão subindo, significa que a assistência básica da saúde do município está melhorando”, afirmou a coordenadora.

Maria Rosa, Coordenadora do Previne Brasil na Secretaria de Saúde de Picos (Foto: Arquivo pessoal)

 

De acordo com Maria Rosa, foram realizadas uma série de reuniões internas com coordenadores, enfermeiros e membros do Programa Saúde na Família, com o intuito de orientar e aprimorar as ações para conseguirem um melhor desempenho.“Essa nota se deu através de um processo de trabalho organizado dos membros da Secretaria de Saúde, através das Coordenadorias. Desenvolvemos ações e contamos com o suporte da Secretaria na questão de aquisição de materiais e Programas que pudessem facilitar o monitoramento em tempo real dos trabalhos e ações das equipes”, explica a Coordenadora.

 

O programa Previne Brasil

Foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

 

Fonte: CCOM

Facebook