Matéria / Politica

Câmara Municipal de Picos concede título de cidadania ao prefeito de Fortaleza Evandro Leitão

15/04/2025 | Redação
Câmara Municipal de Picos concede título de cidadania ao prefeito de Fortaleza Evandro Leitão / Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Picos aprovou no último dia (03) de abril em sessão ordinária, o Projeto Decreto Legislativo de autoria da vereadora Valdivia Santos (PT), em votação única, o título de cidadania picoense ao prefeito de Fortaleza (CE), Evandro Sá Barreto Leitão (PT), que foi aprovado por unanimidade.

Para a vereadora Valdivia, Evandro Leitão é uma personalidade política que já prestou relevantes serviços a população, por isso, pelo reconhecimento ao seu trabalho ela fez a propositura do título de cidadania picoense ao ilustre prefeito, que inclusive já foi presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.

“Quero agradecer aos meus colegas vereadores e vereadoras pelo apoio na aprovação do título de cidadania ao prefeito de Fortaleza Evandro Leitão”, falou a parlamentar picoense.

Vereadora Valdivia Santos

Prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão - Foto: EBC - Agência Brasil

Perfil

Evandro Sá Barreto Leitão, 57 anos, é o Prefeito de Fortaleza no mandato 2025-2028. Nascido em Fortaleza, em 16 de abril de 1967, é filho de Wellinton Rocha Leitão e Silvia Barreto Leitão.

Servidor público e auditor adjunto da Sefaz, Bacharel em Ciências Econômicas pela Unifor e em Direito pela FIC. Possui Pós-Graduação em Gestão Pública pela Secretária de Administração do Estado do Ceará, e em Marketing pela Bolsa de Valores Regional.

Evandro foi eleito em 2024 Prefeito de Fortaleza, com 716.133 votos, numa campanha que defendeu a justiça social, a redução das desigualdades e a inclusão. Sua gestão na Prefeitura é marcada pela humanização, pela presença nas comunidades e territórios e pela eficiência fiscal.

Como parlamentar, foi reeleito em 2022 com uma votação de 113.808 votos, sendo o 2º mais bem votado. Em 2018, foi eleito com 83.468 votos. Evandro Leitão foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2014 com 70.228 votos, sendo o 12º candidato mais bem votado entre os 46 eleitos. Destacou-se na política cearense como líder do governo Camilo Santana na Assembleia Legislativa de 2014 a 2018. Em 2010, candidatou-se a uma vaga na Assembleia Legislativa pela primeira vez obtendo 31.850 votos.

Foi presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará entre 2021 e 2024, sendo deputado estadual em três mandatos seguidos. Como gestor, trabalhou no governo do Ceará como Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará de 2011 a 2013, durante o segundo mandato do mandato do ex-governador Cid Ferreira Gomes.

Evandro Leitão atuou ainda como Presidente do Conselho Consultivo do Fundo de Financiamento às micro, pequenas e médias empresas do Estado do Ceará (FCE), do Conselho de Administração do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho do Estado do Ceará. (IDT); do Conselho Cearense do Artesanto e da Cãmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (CAISAN).

Coordenou a Comissão da Lei Orgânica de Assistência Social (Loas); e a Representação do Estado e dos Municípios da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/CE). Foi conselheiro do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (Cede) e do Conselho de Desporto da Secretaria do Esporte do Estadodo Ceará (SESPORTE); membro do Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset) e do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas).

Fora da política, é reconhecido nacionalmente pelo trabalho desenvolvido como presidente do Ceará Sporting Club de 2008 a 2015, período em que atuou fortemente para profissionalizar a gestão no futebol.

À frente da Assembleia Legislativa do Ceará desde 2021, Evandro ampliou e inaugurou serviços no Parlamemto, que levaram a Alece a apresentar seu modelo de gestão para os parlamentos estaduais no Brasil, na Confetência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, e também em Conferência da Organização das Nações Unidas, em Genebra (Suíça) e na Cop 28.

Também sob sua gestão foi inaugurado um prédio com os mais diversos serviços. O Departamento de Saúde e Assistência Social da Alece foi ampliado e ganhou reforços com a chegada da Sala de Saúde da Mulher, do Núcleo de Atenção à Pessoa com Fibromialgia, do Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (Sapi) e da Sala de Audiologia, com a Célula de Saúde Mental, entre outros.

Também foi criado o Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), com o objetivo de atender crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista e com Síndrome de Down, oferecendo assistência especializada, segura, de qualidade e humanizada, e visando a inclusão, reabilitação e o desenvolvimento.

Ligado à Presidência da Casa e em atividade desde 2021, o Comitê de Responsabilidade Social sistematiza, otimiza e gerencia as ações de responsabilidade social da Alece, ampliando a oferta dos serviços básicos e necessários para promover um desenvolvimento socioambiental sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos servidores e da sociedade cearense. A Casa formalizou um pedido de adesão ao Pacto Global da ONU em 2021 e hoje desenvolve ações a fim de cumprir com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela organização com base na Agenda 2030.

Facebook