Matéria / Geral

TJ deverá lançar concurso com 25 vagas para magistrados e 450 servidores

17/06/2014 | Edivan Araujo
/

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Raimundo Eufrásio, anunciou durante coletiva de imprensa a realização de concurso público para magistrados, servidores, colaboradores, juízes leigos e conciliadores. Além disso, Eufrásio colocou como prioridade a reforma e construção de fóruns e um anexo ao prédio sede.

De acordo com o desembargador, há uma carência de 35 juízes no estado, o que tem atrapalhado o andamento de processos e causado morosidade no sistema judiciário piauiense. A respeito de demais servidores, o desfalque ainda é maior, com uma necessidade de mais de mil funcionários.

Por conta da demanda, o desembargador enviou em maio um projeto para a Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), solicitando a contratação de 25 juízes e 450 servidores, vagas que devem ser preenchidas por meio de novo concurso. O presidente também prevê teste seletivo simplificado para estagiário, juízes leigos e conciliadores.

“Nós pedimos 25, se o orçamento contemplar 10 vamos fazer isso. OTJ não pode lançar edital sem ter isso dentro do orçamento. Mas temos que mandar duas leis: de diretrizes orçamentárias e orçamentárias anual. Se na primeira não foi prevista a contratação de pessoal, na lei orçamentária não poderemos fazer nada. Só o que tiver dentro da lei orçamentária”, afirmou Eufrásio.

De acordo com o presidente, o concurso deverá sair o quanto antes. Eufrásio ainda coloca que um novo certame deverá ser realizado ainda em sua gestão para assegurar mais juízes em comarcas do Piauí.  “Essas metas são para serem alcançadas em dois anos, até 2016. Se a lei orçamentária for fechada em setembro, em outubro já lançamos o edital”, completou.

Fonte/Repórter: Francicleiton Cardoso - Jornal O DIA

Facebook