Matéria / Cidades

Prefeitura de Bocaina e Câmara Municipal realizam audiência pública para tratar de segurança no município

A Audiência Pública aconteceu na Câmara Municipal

26/05/2022 | Redação
A Audiência Pública aconteceu na Câmara Municipal / Foto: AgoraED

A Câmara Municipal de Bocaina juntamente com a prefeitura municipal e a sociedade civil organizada, realizaram na tarde desta quinta-feira (26), uma Audiência Pública para debater melhorias e controle na segurança pública do município.

Participaram da audiência o Prefeito de Bocaina, Erivelto de Sá Barros, o Presidente da Câmara, José Marques Filho, o vereador Cleudo Nilton, as lideranças políticas locais, Vando Sampaio, Tim e Celezira; o assessor jurídico, Geovane Júnior; a advogada, Juliana Regina; o tenente André, comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar com sede na cidade de Santo Antônio de Lisboa, que pertence ao 4º BPM de Picos, o presidente da Associação de Lavradores de Lagoa do Cajueiro, Gilberto; agentes de vigilância noturna e prisional, dentre outros.

Durante a reunião foi debatido os problemas que têm sido recorrentes no município nos últimos dias, que é o registro de casos de furtos em residências, bem como também do patrimônio público que tem sido lesado por criminosos, e até agora pouco tem se avançado nas investigações ou prisões dos acusados.

Na fala do prefeito Erivelto Barros, ele destacou a preocupação que a população estar tendo em relação aos últimos acontecimentos no município, e que a segurança precisar ser reforçada para dar uma resposta mais rápido, pois até agora pouco tem sido feito no combate a criminalidade e a população é quem estar pagando essa conta, disse ele.

Prefeito Dr. Erivelto Barros

Segundo informou o prefeito, a prefeitura tem procurado ser parceiro do Grupamento de Polícia Militar (GPM) de Bocaina, inclusive procurando uma solução para dar um maior suporte dentro do possível para melhorar o policiamento e a segurança que está hoje em uma situação precária, disse ele.

Já o comandante da 3ª Companhia da PM, tenente André, informou que existe um convênio que pode ser celebrado entre a prefeitura e a polícia militar, onde o objetivo é ganhar um reforço maior na segurança pública do município, e que isso só depende do prefeito que se tiver interesse celebrar. Esse convênio trata-se da compra das folgas dos policiais que hoje é regular e aceito pelos órgãos de controle, disse.

Comandante da 3ª Companhia da PM, tenente André

“O convênio com o poder público municipal é uma estratégia válida para minimizar os problemas de segurança pública no município”, frisou o comandante.

O vereador Zé Filho, presidente da Câmara Municipal, lamentou a situação que a segurança do município se encontra atualmente.

“Há algum tempo as pessoas, a sociedade, vem reclamando da segurança do nosso município e a precariedade que está no Piauí. Não tem efetivo, não tem material. Discutimos como fazer um convênio com a Polícia Militar. O que pode resolver é o aumentar o efetivo”, salientou o presidente da Câmara de Bocaina.

Presidente da Câmara, vereador Zé Filho

Ao todo, o município de Bocaina conta com cinco policiais militares.

A cidade de Santo Antônio de Lisboa foi designada a categoria de Companhia de Polícia Militar que abrange além da sede – Santo Antônio de Lisboa – os municípios de Bocaina, Francisco Santos, Monsenhor Hipólito, São João da Canabrava e São Luís do Piauí.

Da Redação

Texto complementar: William Sousa / Cidadesnanet

Facebook