Matéria / Cidades

Câmara de Santana realiza sessão e aprova projeto de Lei do Poder Executivo

A sessão ocorreu na última sexta-feira (24)

26/06/2022 | Redação
Entrega do projeto de Lei a mesa diretora da Câmara / Foto: AgoraED

A Câmara Municipal de Santana do Piauí, realizou neste sexta-feira (24), a última sessão ordinária do primeiro semestre legislativo onde tinha como pauta o projeto de Lei do Poder Executivo que Dispõe sobre a execução, no Município de Santana do Piauí – PI, do Incentivo de Desempenho previsto na Portaria nº 2.979,0de 12 de novembro de 2019, do Ministério da Saúde, com recursos financeiros advindos do Programa Previne Brasil, que substitui o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade de Atenção Básica (PMAQ) e dá outras providências.

No início da sessão o secretário municipal de Saúde, Lailton Carvalho juntamente com o vice-prefeito Neli Borges fizeram a entrega do projeto de forma simbólica, e falaram sobre a importância dele para o município, pois com as mudanças no programa a prefeitura teve que fazer novos ajustes para que os recursos sejam destinados de maneira correta, disseram eles.

O vereador Antônio de Hercília usou a tribuna da Câmara para falar dos avanços na área da saúde do município, pois segundo o mesmo, com a aprovação do plano de cargos e salários dos servidores da referida pasta, já foi um avanço muito grande, e agora com a chegada desse novo projeto mostra a valorização da categoria por parte da gestão, disse.

Vereador Antônio de Hercília

Antônio de Hercília falou também que as informações trazidas pelo secretário sobre novas ruas que serão calçadas em Santana, é o resultado do trabalho da administração que vem acontecendo de maneira satisfatória, e no final, quem vai sair ganhando é a população que vai receber os benefícios, frisou.

A vereadora Elenilsa Helena falou durante seu discurso na tribuna que era favorável à aprovação do projeto de Lei que tratava sobre o Programa Previne Brasil, pois segundo ela, esse programa tem o objetivo de aumentar o acesso e o atendimento nas unidades de saúde do Brasil, e na cidade de Santana não poderia ser diferente, pois os funcionários da saúde são merecedores, e que tudo que vier de bom para a cidade terá o seu apoio, e espera que chegue mais projetos importantes, disse.

Vereadora Elenilsa Helena

Elenilsa Helena falou também sobre a preocupação que a população deve ter em função da pandemia do covid-19 que estar voltando novamente, bem como outras doenças que tem surgido ultimamente no mundo, e pediu que as pessoas se cuidem mais. “Quero aqui compartilhar com todos que o calçamento que foi destinado através do deputado estadual Georgiano Neto, vai sair, pois a licitação já foi publicada no Diário Oficial e agora é esperar que passe todo o tramite para que ele possa começar as obras”, frisou a parlamentar.

O calçamento citado pela vereadora será destinado para a zona rural do município de Santana do Piauí.

O vereador João Guilherme parabenizou o secretário de Saúde Lailton Carvalho pelo trabalho que o mesmo vem desenvolvendo frente a secretaria, e falou que a entrega do projeto de forma simbólica na Câmara mostra ainda mais o compromisso da gestão com o município.

Vereador João Guilherme

João Guilherme disse que as boas notícias não param de chegar em Santana, e uma dela foi a informação sobre novas ruas que serão calçadas na sede do município, além de alguns poços tubulares que serão perfurados através da Codevasf na zona rural. “Vereador Francisquinho eu lembro aqui das nossas primeiras discursões sobre o Previne Brasil bem antes mesmo do projeto de cargos e salários dos servidores da saúde chegar aqui, e hoje o projeto chega a essa casa para ser votado onde mais uma vez os servidores municipais serão beneficiados, isso graças a sensibilidade da prefeita Maria José que tem sido uma grande gestora com um olhar sensível para as ações de nosso município”, disse ele.

De acordo com João Guilherme nesse programa não ganha a gestão do município, não ganha o gestor da pasta, na verdade que ganha é cada cidadão santanense com um atendimento com melhor qualidade onde o servidor se sentirá mais motivado com o incentivo que passa a receber, e isso faz com que a população que é usuária dos serviços de saúde possa se sentir cada vez mais acolhido, frisou o vereador.

O vereador Ismael Borges disse que estava feliz por tantas notícias boas, a primeira porque o projeto chegou à casa para ser votado, em segundo lugar que o secretário de saúde anunciou novas obras que serão executadas no município, assim como também fez a vereadora Elenilsa Helena, falou.

Vereador Ismael Borges

Ismael disse que o que realmente importa são os benefícios que chegam na cidade não importa a liderança política que faz a indicação, o importante é ele chegar, pois quando isso acontece ele pensou em toda população e não apenas em si próprio. “Quero dizer que o que for de melhor para nosso município terá o meu apoio, assim como tem hoje na votação desse projeto, pois quando as coisas boas chegam temos que abraçar, ou seja, é nessa hora que temos que estar juntos e misturados em prol de nossa cidade”, frisou o parlamentar.

O vereador Ricardo Rodrigues durante sua fala também parabenizou a gestora pelo envio do projeto de Lei, e disse que quem ganha com isso é a população do município porque esse projeto trata de uma gratificação que é destinada aos servidores da área da saúde, mas para isso, ele tem que atingir as metas que o programa exige, então quando isso ocorre a população como uma toda é quem recebe o benefício, frisou.

Vereador Ricardo Rodrigues

Segundo informou o vereador, a divisão de pagamento da gratificação do Programa Previne Brasil ele é feito de acordo com a categoria e aquele que ganham menos receberão uma porcentagem maior, o que motiva ainda mais todos trabalharem com vontade e determinação.

Sobre os novos calçamentos que foram anunciados na sessão, Ricardo disse que mais uma vez a população sai ganhando, pois todos tem se empenhado para fazer com que o município cresça e se desenvolva, falou o parlamentar.

O vereador Francisquinho falou sobre os festejos do município que estar acontecendo e se encerra no próximo dia (29), já que Santana do Piauí tem como padroeiro São Pedro, e a data vem sendo comemorada ao longo do mês de junho com novenários e ações religiosas.

Vereador Francisquinho

Sobre o Programa Previne Brasil, o parlamentar parabenizou o secretário municipal de Saúde pelo trabalho que vem desenvolvendo frente a pasta, e que agora depois de muita discussão com a gestora e toda equipe jurídica do município, o projeto de Lei finalmente chegou à Câmara Municipal, e isso já era uma luta sua desde quando foi secretário de saúde também do município e sabe de sua importância e o que ele representa de benefício para a população.

“Hoje é uma noite só de boas notícias e isso é sinal que todos nós temos trabalhado muito pela nossa cidade, pois esses calçamentos que foram anunciados aqui na Câmara é mais um resultado de quem trabalha muito e olha pela nossa cidade, e a prefeita Maria José tem sido uma gestora guerreira nesse sentido”, disse ele.

A vereadora Clarete Rabêlo disse que o encerramento do primeiro semestre do legislativo estava encerrando com boas notícias, a começar com o projeto de Lei que estava na casa para ser votado e outros que já tramitaram e viraram lei e que hoje beneficiam a população santanense. “Quero dizer que tudo que for de bom para nossa população e passar por mim, eu darei a minha contribuição, pois estamos aqui fazendo o nosso trabalho que é legislar em prol de nossa gente”, disse ela.

Vereadora Clarete Rabêlo

Clarete Rabêlo falou que essas obras de calçamentos que foram anunciados já eram esperadas há bastante tempo, pois os moradores vinham cobrando isso, e que agora, finalmente chegaram e serão executado os serviços. A vereadora aproveitou a oportunidade para dizer que muitas vezes quem estar de fora acha que as coisas não andam por falta de interesse, mas na verdade a gestão enfrenta muita burocracia até a obra chegar e ser concluída, comentou.

“Parabenizou a prefeita pelo papel que vem desempenhando em nosso município e ao mesmo tempo me coloco à disposição de nosso município, pois tudo que vir de bom para cá podem contar comigo, assim também como tenho feito indo buscar recursos para nossa cidade, bem como também obras de infraestrutura como foi o caso de calçamento que conseguimos junto ao nosso deputado Dr. Pablo Santos, juntamente com o vereador Antônio de Hercília”, frisou Clarete.

A vereadora falou ainda sobre o Previne Brasil e de seus indicadores, pois segundo ela, quando as metas são alcançadas quem ganha com isso é a população, então aproveita para parabenizar toda equipe da secretaria de Saúde do município pelo belo trabalho que vem desempenhando frente a pasta.

O presidente vereador Marcus Vinícius disse que a unificação dos discursos na Câmara mostra a união de todos em prol do município de Santana do Piauí, e isso mostra o grau de comprometimento de todos em prol da cidade onde cada parlamentar corre atrás de recursos, de infraestrutura e projetos que visa melhorar a qualidade de vida da população.

Presidente da Câmara, Marcus Vinícius

O vereador também parabenizou o secretário de Saúde, Lailton Carvalho pelo belo trabalho frente a pasta, e disse que ele é um jovem que vem fazendo um excelente trabalho desde do dia que assumiu a secretaria.

Marcus Vinícius disse ainda que essa luta para que o Programa Previne Brasil chegasse a casa legislativa para ser votada, é do vereador Francisquinho que tem sido um defensor da saúde do município e tem cobrado e dialogado muito com a gestão, e que hoje o resultado é a votação dele na Câmara, frisou.

Segundo o presidente, desde de 2017 não via um desenvolvimento tão grande no município como tem visto nos últimos anos ao longo de seus dois mandatos, as obras que tem cegado a cidade é o resultado de uma gestão atuante e competente. “Tem muitas obras chegando ainda, pois só na noite de hoje foram anunciadas duas obras de calçamento e mais a perfuração de poços tubulares, e isso representa muita para a nossa cidade”, frisou ele.

No final da sessão o presidente colocou em votação o projeto de Lei que foi aprovado por unanimidade, e em seguida foi feita a segunda votação que aprovou o Programa Previne Brasil em definitivo, que segue agora para a sansão da prefeita e sua respectiva publicação no diário oficial.

Secretário de Saúde Lailton Carvalho

Vice-prefeito Neli Borges

 

Da Redação

Facebook