Matéria / Cidades

Câmara de Santana realiza sessão e aprova LDO em 1ª votação

Assuntos como recuperação de estradas e aniversário do município foram destaques na sessão.

18/05/2019 | Edivan Araujo
Câmara Municipal de Santana do Piauí / Fotos: AgoraED

A Câmara Municipal de Santana do Piauí sob a presidência do vereador Antônio Joaquim Leal (Antônio de Hercília – MDB), realizou na noite desta sexta-feira (17) as 19: Horas mais uma sessão ordinária e contou a presença de sete dos nove vereadores, lembrando que essa sessão tinha sido adiada, pois deveria ter ocorrido na última sexta (10), mais que por motivo superior foi transferida de data.

A sessão de ontem tinha como pauta a votação da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para 2019, onde a mesma já tinha recebido parecer técnico das comissões permanentes e foi colocada para 1ª votação no final dos trabalhos.

O primeiro a usar a tribuna da Câmara para falar foi o vereador Ricardo Rodrigues (PTB) que iniciou sua fala com uma nota de pesar aos familiares do senhor Chiquinho de Ana que havia falecido recentemente, e logo depois aproveitou para falar da caminhada realizada pelo Conselho Tutelar e pelo Cras do município, que visitou várias localidades e a zona urbana também, onde tinha como objetivo sensibilizar a população santanense sobre o combate a explosão sexual de crianças e adolescente, já que hoje dia (18) é o dia nacional em defesa dos diretos desse grupo.

Vereador Ricardo Rodrigues

O vereador falou também sobre o trabalho que vem sendo realizado pela secretaria municipal de Obras na pessoa do secretário Tizer, que tem procurado atender todas as necessidades principalmente aquelas mais urgentes, e destacou como a recuperação das estradas vicinais dentro do município, dos roços nas estradas, recuperação de calçamento, e limpeza da cidade.

Ricardo informou ainda que a escola municipal da localidade Lagoa dos Marcelinos que estava fechada há bastante tempo, está passando por uma reforma, e logo no segundo semestre vai iniciar as aulas do EJA, e aproveitou para convidar os presentes para participar dos festejos de sua comunidade que iniciará agora no dia (31) maio e vai até o dia (09) de junho.

O vereador Raimundo Honorato (Mundinho – PTB) também usou a tribuna da Câmara para falar e destacou a recuperação das estradas que cortam sua localidade o povoado Queimada da Ema, pois segundo ele, a gestão da prefeita Maria José (PP) criou uma nova esperança, já que alguns trechos de estradas que era um sonho antigo da comunidade agora se tornou uma realidade.

Vereador Raimundo Honorato

O parlamentar deu boas-vindas aos vereadores que integraram a base governista e disse que agora com o grupo mais forte, e que a cidade de Santana do Piauí terá mais pessoas lutando para construir um futuro melhor para todos.

Já o vereador Erisvaldo Batista (PTB) em seu pronunciamento apenas fez referência a atuação da secretaria de obras na recuperação de estradas das comunidades Camarada, Lagoa Seca e Malhada Vermelha, pois segundo o parlamentar a prefeita Maria José (PP) tem dado uma atenção especial para as comunidades rurais do município.

Vereador Erisvaldo Batista

“Desde quando assumiu o mandato a prefeita tem trabalhado muito e continua na mesma luta, ela é uma guerreira e a gente ver nitidamente uma grande diferença de nosso município o quanto ele cresceu e continua crescendo”, frisou ele.

A vereadora Clarete Rabelo (MDB) parabenizou a prefeita Maria José pela passagem do aniversário da cidade, e disse que a comissão organizadora da qual ela fez parte fez um excelente trabalho e destacou o governo itinerante nas comunidades, pois segundo a parlamentar essa foi uma boa oportunidade de aproximar a gestão da população que reside mais distante da zona urbana.

Vereadora Clarete Rabelo

A vereadora falou ainda da caminhada realizada pelo Cras e o Conselho Tutela em defesa da criança e do adolescente contra o abuso e a exploração sexual, e disse que esse tipo de ação mostra atuação da gestão pública em todas as áreas inclusive no lado social aonde precisa atuar com muita força, frisou ela.

Clarete Rabelo falou ainda da visita do deputado estadual Pablo Santos (MDB) no município de Santana do Piauí onde fez vários atendimentos a população e a correligionários, e que ficou acertado que ele voltará novamente para dar prosseguimento. A recepção do deputado foi em sua residência e contou também com a presença do presidente da Câmara Antônio de Hercília.

Sobre a Ação Popular na saúde a vereadora disse que não foi realizado agora no mês de maio devido a agenda da secretaria municipal de Saúde do município, e que uma nova data será marcada para acontecer.

Para finalizar, o presidente da Câmara Antônio de Hercília (MDB) também deu votos de pesar a família de Chiquinho de Ana pelo seu falecimento, e em seguida falou do trabalho que vem sendo realizado pela secretaria de Obras do município em várias estradas vicinais, que devido o período chuvoso ficaram danificadas, mais que agora estão sendo recuperadas.

Vereador Antônio de Hercília

O vereador falou também do trabalho que vem sendo feito nas localidades Camarada, Malhada Vermelha, Lagoa Seca e na sede do município, e informou que na próxima semana será a vez da estrada da Chapada do Barro.

O parlamentar falou ainda do dia 18 de maio que é uma data marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e que as caminhadas realizadas no município ajudam a despertar a sociedade para esse grande problema social que tem atingido milhares de crianças em todo o Brasil.

Sobre a votação da LDO, o presidente falou um pouco sobre a importância do projeto e logo em seguida colocou ele em votação, que foi aprovado por unanimidade e ficando para a última sessão do mês dia (31) a segunda votação.

Facebook