Matéria / Cidades

Câmara de Santana realiza sessão e aprova requerimentos

A sessão aconteceu na noite da última sexta-feira (14).

17/06/2019 | Edivan Araujo
Plenário da Câmara de Santana do Piauí / Fotos: AgoraED

A Câmara Municipal de Santana do Piauí sob a presidência do vereador Antônio Joaquim Leal (Antônio de Hercília - MDB), realizou na noite da última sexta-feira (14) mais uma sessão ordinária onde contou com a presença de oito dos noves vereadores do poder legislativo santanense, a sessão teve início às 19: horas no Plenário Chico Borges.

Para a sessão da sexta teve como pauta a discursões acerca do município, bem como outros temas que foram debatidos, além dos requerimentos apresentados pelos vereadores como, por exemplo, o da vereadora Clarete Rabelo que pede que a Secretaria Municipal de Obras faça a coleta de lixo na Rua Projetada conhecida como a Rua de Airton de Dema, o segundo requerimento foi de autoria do vereador Marcos Vinicius Leal (MDB), que tratava sobre o empiçarramento da estrada que liga a sede do município a localidade Juaí zona rural.

Na abertura dos trabalhos na Câmara, o presidente da casa Antônio de Hercília concedeu um espaço na tribuna para o pastor Leonardo José do Nascimento, que aproveitou a oportunidade para falar aos vereadores sobre o projeto “Festival de Louvor” de sua Igreja Assembleia de Deus do Povoado Lagoa do Barro que acontecerá no dia (11) de julho de 2019.

Pastor Leonardo Nascimento

O religioso falou ainda sobre o papel social da Igreja com a sociedade e o lado espiritual, pois entende que como Igreja pode ajudar a população a encontrar um caminho que os leve a Deus, e convidou todos para participarem, pois, esse festival tem como um dos propósitos arrecadar fundos para a reforma da Igreja daquele povoado.

A vereadora Clarete Rabelo (MDB) que usou a tribuna da Câmara defendeu seu requerimento e disse que ele já havia sido solicitado de forma verbal na sessão passada, e agora ela documentou para que a Secretaria Municipal de Transportes que também cuida da limpeza da cidade possa tomar as devidas providências atendendo a população.

Vereadora Clarete Rabelo

A parlamentar ainda convidou a todos os presentes para participarem dos festejos religiosos do Padroeiro “São Pedro” do município de Santana do Piauí, que acontecem durante todo esse mês de junho.

O vereador Marcos Vinicius (MDB) defendeu seu requerimento dizendo que o trecho em questão está um pouco deteriorado e fazendo esse empiçarramento vai melhorar muito. O mesmo informou ainda que esteve com o deputado estadual Severo Eulálio (MDB), e que ele teria prometido para a prefeita Maria José (Progressista) que iria trabalhar junto ao DER-PI para fazer uma operação tapa buraco na PI 375 em breve.

Vereador Marcos Vinicius

O parlamentar disse também que essa tem sido uma luta de todos e principalmente da gestora em recuperar essa estrada que liga Santana do Piauí ao município de Picos, e que com essa promessa do deputado as esperanças se renovam para que uma solução seja tomada, frisou ele.

O vereador Ricardo Rodrigues (PTB) também ao usar a tribuna da casa falou sobre a importância da família da vida das pessoas, e se referiu a sua avó que havia falecido, mas que tinha deixado um legado moral e humano para toda a família, e colocou ela como um exemplo de virtude a ser seguido por todos, disse ele.

Vereador Ricardo Rodrigues

Sobre os requerimentos apresentados pelos vereadores na sessão da Câmara, o mesmo disse que ambos são importantes pois tratam de buscar melhorias para a vida da população santanense, e finalizou parabenizando o secretário municipal de Obras Zé Leal pelo trabalho do roço nas estradas vicinais do município, e disse que logo a prefeitura de Santana deverá receber um novo transporte no caso uma Van, disse Ricardo.

O vereador Egivan (PSB) desejou sucesso ao pastor Leonardo pelo seu Festival de Louvor que irá acontecer no Povoado Lagoa do Barro no próximo mês de julho, e disse que estará presente e se colocou à disposição para ajudar naquilo que for possível.

Vereador Egivan

O parlamentar falou também sobre os requerimentos dos vereadores que foram apresentados na sessão, e disse que tem seu apoio, e finalizou falando do falecimento de seu irmão ocorrido agora no mês de junho o que representa uma perda muito grande para sua família.

O presidente da Câmara Antônio de Hercília (MDB) iniciou suas palavras dando condolências para vereador Egivan pela perda de seu irmão, em seguida disse que os requerimentos apresentados na sessão depois de aprovados seriam todos encaminhados para a prefeitura.

Presidente Antônio de Hercília

Antônio de Hercília falou também sobre a coleta de lixo da cidade que hoje também atende a zona rural em dias específicos, e que o secretário tem feito um excelente trabalho frente aquela pasta. O mesmo falou ainda sobre um pedido para que a prefeitura coloque um quebra-molas na Travessa Antônio Rodrigues, pois segundo os moradores os condutores de veículos ao passarem por lá costumam excederem na velocidade permitida, frisou.

No final da sessão o presidente colocou os dois requerimentos em votação e foram os dois aprovados por unanimidade.

Facebook